Habitat – evento aberto


O projeto Terra UNA Habitat, contemplado pela Funarte no Edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras (www.funarte.gov.br/conexaoartesvisuais), consiste na residência e trabalho coletivo entre artistas, arquitetos e moradores da ecovila Terra UNA com o foco de atuação nas comunidades rurais de Soberbo, Quirinos e Augusto Pestana, zona rural do município de Liberdade, MG (onde se encontra a ecovila Terra UNA).

A partir da formação espontânea de grupos de trabalho, artistas, arquitetos e moradores da ecovila elaboraram projetos inéditos, onde o pensamento em arte, arquitetura, sustentabilidade e comunidade foram a base conceitual do trabalho. Os projetos elaborados durante o período de residência e vivência entre as equipes em Terra UNA, constitui dinâmicas de convivência, políticas de ocupação e uso do espaço rural e comunitário e práticas colaborativas, estruturando-se como ambientes, mobiliário, vivendas, obras artísticas, intervenções, esquemas e desenhos de possibilidades viáveis e utópicas de projetos.

É com grande prazer que os artistas Maíra das Neves, Daniel Murgel e Claudia Washington; os arquitetos Aline Couri, Breno Silva e Wellington Cançado; os moradores Antônio Evaristo, Diogo Alvin, John Hardin e Luciane Lima; juntos a equipe Beatriz Lemos, Kadija de Paula, Márcia Peixoto e Nadam Guerra, convidam para o evento aberto Terra UNA HABITAT de 5 a 7 de julho de 2013 nas localidades de Soberbo e Augusto Pestana para a apresentação de projetos utópicos e viáveis de no seguinte cronograma:

 

Dia 5 18:00 abertura e confraternização na Ecovila Terra UNA

 

Dia 6 12:00 almoço comunitário com produtos locais na igrejinha do Soberbo

 

17:00 semifinais da Copa das Montanhas Mágicas

 

Dia 7 10:00 finais masculinas e femininas da Copa das Montanhas Mágicas

 

17:00 mostra de vídeos e enceramento em Augusto Pestana

 

O almoço com produtores locais na igrejinha do Soberbo faz parte de um mapeamento da produção local de alimentos que tem como objetivo a criação de uma rede local de troca e venda de produtos na região. Este evento faz parte do projeto iniciado pela artista Claudia Washington, o arquiteto Wellington Cançado e o morador John Hardin na localidade rural de Soberbo onde a ecovila Terra UNA se encontra desde 2003. Caracterizada pela baixa densidade de ocupação e o predomínio de grandes áreas verdes a produção de leite, queijo e mel são as predominantes fontes de renda das cerca de 15 famílias que vivem em Soberbo. Já a Copa das Montanhas Mágicas surgiu a partir de uma colaboração com a comunidade rural de Quirinos, onde a artista Maíra das Neves, o arquiteto Breno Silva, e o morador Antônio Evaristo propuseram a revitalização de um campo de futebol na região, como forma de reunir os moradores, que já não jogavam há mais 4 anos por conta de uma briga entre vizinhos. Assim visto, este grupo idealizou um campeonato entre os povoados zurais de Liberdade, MG; que incluiu a produção de uniformes, troféus e um álbum de figurinhas. A mostra de vídeos e encerramento do evento em Augusto Pestana é um evento idealizado pelo grupo composto pelo artista Daniel Murgel, a arquiteta Aline Couri, e a moradora Luciane Lima. Desde a desativação da estação de trem no inicio dos anos 90, Augusto Pestana se tornou uma cidade suspensa no tempo. A estação servia a toda a região com o transporte de pessoas e mercadorias por médio de um trem que vinha de Barra Mansa e ia em direção ao norte de Minas. Este evento a ser realizado no dia 7 de julho faz parte de uma série de iniciativas propostas pelo grupo para engajar com o cerca de 20 crianças que ainda vivem e estudam na região.

 

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Para quem quiser se hospedar na ecovila Terra UNA é preciso entrar em contato e fazer reserva pelo email: interaoes@terrauna.org.br.

 

Este projeto foi contemplado pelo Edital Conexão Artes Visuais MinC/Funarte/Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura

 

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *