O Ponto de Cultura e Sustentabilidade, ou Ponto 1, é um projeto da Ong Terra UNA para o município de Liberdade, MG. Através do Programa Cultura Viva contamos com o patrocínio do Ministério da Cultura do Governo federal e Da Secretaria de Cultura de Minas Gerais.

Realizados inicialmente cursos focadosem três eixos: (1) Artes Aplicadas; (2) Cultura Digital e Comunicação; (3) Tecnologias Sócioambientais. Pela demanda da comunidade e parceiros incluímos em 2012 também um quarto eixo com cursos na área de (4) Música

(1) Artes Aplicadas – design em moda e tecidos, cerâmica, papel e marcenaria - capacitar em diversas técnicas e retomar práticas tradicionais que hoje estão esquecidas. Cursos de escultura, cerâmica, trabalho em papel, cestaria, tear, artesanato em tecido e moda. Estamos montando montados ateliês coletivos que são utilizados pelos artesãos formados pelos cursos.

(2) Cultura Digital e Comunicação – Fotografia, Vídeo e Internet – tem o objetivo de tornar familiares novas mídias, de forma a que possam ser usadas como ferramentas de expressão, publicação e difusão da produção realizada pelos participantes do Ponto de Cultura e Sustentabilidade. Ampliam também a comunicação entre usuários de contextos diferentes, mas que apresentam interesses comuns. Os temas abordados nos cursos são: fotografia; criação e edição de vídeo; construção de sites e blogs; tratamento digital de imagem; design gráfico; história da arte; arte, ecologia e cultura digital; entre outros.

(3) Tecnologias Sócioambientais – gestão, organizações colaborativas, economia solidária e criativa – vem complementar e diferenciar a ação do Ponto de Cultura e Sustentabilidade, as práticas e cursos focados na organização social e gestão de projetos, economia criativa e solidária, cooperativismo, liderança circular, consumo consciente, turismo entre outros. Empoderam os participantes e estimulam o surgimento de novas iniciativas e organizações produtivas no município de Liberdade/MG e seu entorno.

(4) Música – Violão, Canto, percursão e prática de conjunto. Partindo da demanda da comunidade criamos um espaço para o aprendizado de música que possibilita também a integração social e o bem-estar.

Para o aprofundamento dos cursos, são vivências na ecovila Terra UNA, sede da associação. Nelas, além do conteúdo específico do curso, estaremos vivenciando na prática as tecnologias sociais estudadas.

o contexto

A região da APA da Mantiqueira vive um período de decadência econômica com o declínio da atividade leiteira e as restrições legais à implantação de indústrias. O ecoturismo tem sido a alternativa econômica para outros municípios da região como Bocaina de Minas. Contudo, o fluxo turístico não consegue evitar o êxodo e a falta de perspectivas para a juventude local. E o que se vê nas cidades de Bocaina de Minas e Liberdade, por onde o turismo ainda passa ao largo, é a perda de valores culturais tradicionais como tear de minas ou a folia de reis e outras características da identidade cultural local.

Com este projeto, pretendemos dar ferramentas para que a comunidade volte a se valorizar e para que possa ter discernimento para assimilar o novo sem perder suas raízes. Ofereceremos conhecimentos em Cultura Digital, Artes Aplicadas, Comunicação e Tecnologias Sócio-ambientais para que a comunidade possa gerar alternativas de sustentabilidade socioeconômica local.

 

Leave a reply