Residência Artística

VER MAIS

O programa de Residência Artística Terra UNA trabalha as dimensões culturais, sociais e ecológicas de forma integrada. Coloca diferentes em contato. Abre caminho com novas abordagens sociais e gera um ambiente onde descobertas podem acontecer. A integração que se dá entre cada artista com a população e com a cultura local, através do Ponto de Cultura e Sustentabilidade, e com o ambiente florestal, através da ecovila, potencializa a experiência estética e a produção do artista ao mesmo tempo que abre novas perspectivas para o público do ponto de cultura.

As ecovilas buscam novos paradigmas para uma vida sustentável. Sabe-se que é também a partir dos elementos da vida que insurgem as práticas artísticas atuais, conceitualizadas desde os anos 60 como movimentos de arte-vida. E que arte pode vir a surgir quando se vive esta integração social-ambiental?

O Ponto de Cultura e Sustentabilidade e a ecovila Terra UNA são pensados como núcleo irradiador das propostas, como local a ser investigado e ao qual se propõe novos diálogos sociais, sensíveis e sensórios.

O programa de Residência Artística na ecovila Terra UNA acontece desde 2007 na Serra da Mantiqueira, MG. Em 2008, recebemos financiamento para o Prêmio Interações Florestais pelo edital Conexão Artes Visuais FUNARTE/MINC/Petrobrás. Em 2009 abrigamos uma residência dos artistas Michel Groisman e Nadam Guerra financiada pela Sec. de Estado de Cultura do Rio de Janeiro. E fomos premiados no primeiro prêmio Interações Estéticas para realizar o projeto Ponto Florestal em parceria com o ponto de cultura Fábrica do Futuro, Cataguases, MG. Em 2010 firmamos convênio com o governo para a criação do Ponto de Cultura e Sustentabilidade na cidade de Liberdade e fizemos a segunda edição do Prêmio Interações Florestais Brasil com patrocínio da FUNARTE/MINC e o Interações Florestais Equador em parceria com Ceroinpiracion e apoio da AECID. Em 2011 realizamos o V::E::R encontro de arte viva, uma terceira edição do Interações Florestais, o Interaccines en Red que para artistas sulamericanos e ainda o projeto Arte e sustentabilidade que buscou pontes entre artistas e membros da ecovila.

VER MAIS

  • Facebook
  • Twitter
  • Google Plus
  • Email