V::E::R 2011 – Encontro de Arte Viva

[ ]

Organizar um encontro de arte fora de um grande centro urbano, em um contexto particular de uma Ecovila, foi uma oportunidade única de reunir artistas e críticos para um intenso convívio. Durante dez dias colaboramos entre todos na montagem e realização dos trabalhos propostos via edital, além das experiências em parcerias que surgiram a partir das aproximações. Em Terra UNA, a arte dialoga constantemente com as diversas dimensões da sustentabilidade, estimulando um campo sensível para a ação e interação. No VER – Encontro de Arte Viva este estímulo propiciou reflexões, debates, performances, instalações, objetos, esculturas, intervenções, desenhos, textos, fotografias, vídeos, pintura e falas para além da especificidade da arte. A produção realizada para o VER carregou (e continua reverberando) um toque de emotividade de quem vivenciou tal experiência. Arte viva é nada mais do que arte na vida.

A segunda edição do VER reuniu em Terra UNA 21 artistas e críticos, além dos quatro articuladores e produtora do evento, durante o período de 22 a 30 de janeiro de 2011. Foram realizados trabalhos instalados, instantâneos, vivências, falas e oficinas, sem contar os espontâneos que ganharam vida sem notoriedade.

Para esta publicação convidamos todos os participantes para que descrevessem seus pontos de vistas acerca das obras realizadas, do encontro, do lugar e da experiência individual. Certos de que não haveria melhor descrição, relato ou texto crítico do que os escritos por aqueles que se sentiram ávidos ao chamado, é com imensa satisfação que apresentamos ao público o resultado deste grande encontro. Viva arte viva.

Os articuladores

Alex Cassal, Beatriz Lemos, Domingos Guimaraens,
Marcus Vinicius, Marcela Levi e Nadam Guerra